sábado, 27 de abril de 2024

Cursos e Capacitações»Destaques»Notícias»Ouvidores de Vozes»Publicações

Home  »  Cursos e Capacitações » Destaques » Notícias » Ouvidores de Vozes » Publicações   »   CURSO: Facilitadores de grupos de Ouvidores de Vozes

CURSO: Facilitadores de grupos de Ouvidores de Vozes

Autor: CEI Campinas Data: 18/10/2023

Descrição do evento

Facilitadores de grupos de Ouvidores de Vozes

Carga horária: 9 horas

Aulas aos sábados das 8:00 as 11:00

Dias: 11, 18 e 25 de novembro

Os grupos de Ouvidores de Vozes são uma nova maneira de pensar sobre a experiência de ouvir vozes, que não é considerada uma indicação de doença, mas uma dificuldade de lidar com as vozes que podem causar grande sofrimento. Esses grupos buscam respeitar as singularidades dos sujeitos que ouvem vozes e estimular o seu protagonismo e o seu enfrentamento.

Objetivo do curso:

– Apresentar os conceitos e os princípios dos grupos de Ouvidores de Vozes.

– Capacitar os participantes para facilitar os grupos de Ouvidores de Vozes, utilizando técnicas como o diálogo com as vozes, a busca de informação e a escrita sobre as vozes¹.

– Promover a troca de experiências e o apoio mútuo entre os facilitadores e os ouvidores de vozes.
 

QUERO ME INSCREVER

 

Cronograma dos encontros

Encontro 1: O que são Ouvidores de Vozes e como facilitar grupos

– Objetivo: Apresentar o conceito e a história dos Ouvidores de Vozes, bem como as habilidades e as atitudes necessárias para facilitar grupos de apoio e autoajuda para pessoas que ouvem vozes.

Conteúdo

    – Definição e origem dos Ouvidores de Vozes, segundo o Movimento Internacional dos Ouvidores de Vozes (Hearing Voices Network).

    – Características e tipos das vozes ouvidas, segundo a perspectiva dos próprios ouvintes.

    – Fatores que influenciam a experiência de ouvir vozes, tais como o contexto social, cultural, emocional e espiritual.

    – Princípios e valores que orientam a abordagem dos Ouvidores de Vozes, tais como o respeito, a aceitação, a empatia, a autonomia, a diversidade, etc.

    – Competências e posturas do facilitador de grupos de Ouvidores de Vozes, tais como a escuta ativa, a comunicação assertiva, a mediação de conflitos, a gestão do tempo, etc.

Metodologia

    – Exposição dialogada com uso de slides e vídeos.

    – Atividade em grupo: os participantes deverão compartilhar suas experiências pessoais ou profissionais relacionadas ao tema de ouvir vozes, bem como suas expectativas em relação ao curso.

– Avaliação: Participação nas discussões e na atividade em grupo.

 

Encontro 2: Como criar e manter grupos de Ouvidores de Vozes

– Objetivo: Conhecer os passos e as estratégias para criar e manter grupos de Ouvidores de Vozes, bem como os desafios e as dificuldades que podem surgir nesse processo.

Conteúdo

    – Etapas para criar um grupo de Ouvidores de Vozes: definir o propósito, o público-alvo, o local, a frequência, a duração, as regras, etc.

    – Estratégias para divulgar e convidar pessoas para participar do grupo: usar redes sociais, cartazes, folders, boca a boca, etc.

    – Estratégias para acolher e integrar os novos membros do grupo: fazer rodas de apresentação, explicar o funcionamento do grupo, oferecer apoio individualizado, etc.

    – Estratégias para manter o interesse e a motivação dos membros do grupo: variar as atividades, propor temas relevantes, celebrar as conquistas, etc.

    – Desafios e dificuldades que podem surgir na criação e na manutenção do grupo: falta de adesão, conflitos internos, resistências externas, falta de recursos, etc.

Metodologia

    – Exposição dialogada com uso de slides e casos práticos.

    – Atividade em grupo: os participantes deverão elaborar um plano para criar ou melhorar um grupo de Ouvidores de Vozes em sua comunidade ou instituição.

– Avaliação: Participação nas discussões e na atividade em grupoz

 

Encontro 3: Como conduzir grupos de Ouvidores de Vozes

– Objetivo: Aprender e praticar técnicas e ferramentas para conduzir grupos de Ouvidores de Vozes, visando promover o diálogo, a reflexão e a troca entre os participantes.

Conteúdo

 – Técnicas para iniciar e encerrar um grupo de Ouvidores de Vozes: aquecimento, check-in, check-out, relaxamento, etc.

 – Técnicas para estimular a participação e a interação no grupo: perguntas abertas, rodas de conversa, jogos cooperativos, dinâmicas vivenciais, etc.

 – Técnicas para facilitar o processo de compreensão e transformação das vozes: mapa das vozes, diário das vozes, contrato com as vozes, diálogo com as vozes, etc.

– Técnicas para lidar com situações difíceis ou delicadas no grupo: crises, silêncios, agressividade, desânimo, etc.

– Técnicas para avaliar o funcionamento e os resultados do grupo: feedback, questionário, escala, roda da vida, etc.

Metodologia

– Exposição dialogada com uso de slides e exemplos. – Atividade prática: os participantes deverão conduzir um grupo de Ouvidores de Vozes simulado, aplicando as técnicas aprendidas e recebendo feedback dos colegas e do facilitador.

– Avaliação: Participação nas discussões e na atividade prática.

 

QUERO ME INSCREVER