sábado, 27 de abril de 2024

Home  »  Quem somos

Quem somos


Somos uma organização que há quatro décadas procura inovar na metodologia de trabalho para promover a inclusão social e a garantia de direitos, em especial de pessoas consideradas com deficiência, público pelo qual o CEI foi fundado em 1981. Temos compromisso com a transparência, com o futuro e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Com uma equipe que está em processo de qualificação permanente, atendemos mais de 900 beneficiários diretos com acompanhamento sistemático, entre pessoas consideradas com deficiência, crianças, adolescentes, adultos, idosos e suas famílias, em situação de vulnerabilidade social, desenvolvendo suas potencialidades e buscando sempre aumentar o nosso impacto social em Campinas.

O CEI, além dos serviços prestados para as Políticas de Educação e Assistência Social, por meio de parcerias públicas, oferece à comunidade o Grupo de Ouvidores de Vozes, Círculos de Cuidado, Equipe de Crise, Cursos relacionados a cultura de paz e aperfeiçoamento profissional. Ainda desenvolve projetos visando uma nova maneira de viver em sociedade, propondo novas abordagens para escolhermos a nossa diversidade e nosso reconhecimento enquanto seres interligados, para cuidarmos da vida em comunidade. Essas novas abordagens são potencializadas por seu Núcleo de Justiça Restaurativa, Núcleo de Arte e Cultura e Núcleo de Pesquisa e Formação em Novas Abordagens em Politicas Públicas.

Nossa História

O Centro Educacional Integrado – CEI foi fundado em 22 de Setembro de 1981 pela pedagoga da área de educação especial Suely Felix Pereira. Entusiasmada com uma experiência que vivenciou na Holanda e, somando-se isso à insatisfação frente aos programas de educação especial até então conhecidos no Brasil, propôs iniciar um trabalho na educação de bebês e crianças suprindo as necessidades decorrentes do atraso no desenvolvimento global, bem como favorecendo o estabelecimento do vínculo família – criança – sociedade.

Foi assim que um grupo de profissionais se propôs a criar uma instituição que se vinculasse com as famílias, e foi aí, então, que surgiu em Campinas o CEI – Centro Educacional Integrado.

No início, eram apenas 5 profissionais das áreas educação e saúde, atendendo crianças com deficiências, nas faixas de 0 a 4 anos, em uma casa alugada pelo Pai da Suely, Placido Felix Pereira na Rua duque de Caxias. Em seguida alugou-se uma outra casa na Rua Irmã Serafina, região central de Campinas.

O CEI teve um colaborador, o senhor Cornelis Westijk, que comprou uma casa onde pudemos indicar como adequada para o trabalho e emprestou por 10 anos na Rua Engenheiro Paim Pamplona, Jd. Eulina, prazo este que ele acreditou ser suficiente para a Prefeitura local ceder um espaço definitivo. A sede do CEI mudou-se para a Av. Brasil, esquina com Rua Lions que permaneceu até o ano de 1993. Até o ano 2000, a Christoffel Blindenmission CBM Internacional doou uma perua Kombi nova, que retiramos na Agência em Campinas. Dentre as principais colaborações tivemos da Liliane Foundation.

Em 2004 conseguimos a nossa primeira sede própria no bairro Castelo, doada pela Instituição CHRISTOFFEL BLINDENMISSION (CBM International).

Em 2006, foi a vez de recebermos uma doação da Cruzada das Senhoras Católicas, nossa sede atual, na Rua Doutor Quirino,1856, onde o CEI ganhou um novo nome, CEI – Centro Educacional Integrado “Padre Santi Capriotti”, em homenagem ao padre que cedeu o espaço para que este trabalho fosse realizado.

O tempo foi passando e muitas mudanças ocorreram no serviço prestado pela instituição – até mesmo o perfil do público atendido se modificou, fazendo necessária uma série de revisões estruturais, desde a adequação até a ampliação dos espaços físicos e de recursos humanos.

Apesar do histórico de trabalho direcionado na educação especial de jovens e adultos, a partir do ano de 2017 o CEI assume uma demanda dentro da Assistência Social municipal a fim de ampliar os seus atendimentos e acompanhando a crescente demanda da região.

Hoje, o Centro Educacional Integrado “Padre Santi Capriotti” – CEI, que há quatro décadas promove inclusão e cidadania, atende mais de 1600 pessoas em diferentes serviços, tanto de caráter educacional, como socioassistencial.

Nossa equipe atualmente é constituída de aproximadamente 120 colaboradores formados em diversas áreas do conhecimento, como pedagogos, educadores físicos, assistentes sociais, psicólogos, administradores, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, monitores, cuidadores sociais e voluntários (Incluindo a Diretoria).

Com uma atuação de enfrentamento, o CEI vem promovendo atendimentos com dignidade, gratuitos e de qualidade, proporcionando equidade aos usuários e suas famílias, além de possuir como principal missão o desenvolvimento das potencialidades humanas de forma sustentável na região de Campinas.

Contribua

Todo nosso trabalho só é possível graças à colaboração de pessoas que têm afinidade com nosso propósito, que sabem o quanto ele é transformador na vida de pessoas que atendemos.

» SAIBA COMO DOAR