sábado, 27 de abril de 2024

Home  »  Curso CEI Básico de Libras

Curso CEI Básico de Libras


Descrição do evento
Neste curso você vai aprender os princípios e regras básicas da Língua Brasileira de Sinais, elaborado e ministrado pela Profa. Dra. Keyla Ferrari Lopes

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua espaço-visual. Pessoas consideradas surdocegas podem utilizar os sinais durante a comunicação, interagindo pelo tato.

Quando isto acontece a Libras se torna tátil. A relação e a comunicação entre pessoas consideradas surdas e ouvintes pode acontecer por meio da Libras e também por outros canais. Quando a fala e a escrita na Língua Portuguesa são a principal fonte de mediação, a comunicação nem sempre se faz plena. Neste sentido, o ensino da Libras, enquanto língua regulamentada no Brasil, se faz necessário. Entendemos que a sua difusão é de extrema importância para que a inclusão aconteça na escola, no mercado de trabalho e no contexto cotidiano geral.

Historicamente, a difusão das línguas de sinais foi motivada pela necessidade de se estabelecer uma língua comum para pessoas consideradas surdas e ouvintes. Porém, houve períodos de não reconhecimento, discriminação e de preconceitos relacionados às línguas de sinais, até que se alcançasse a regulamentação de cada uma delas em diversos países.

As pessoas consideradas surdas são plenamente capazes de realizar as mesmas atividades que as consideradas ouvintes, desde que assegurados seus direitos de comunicação e a acessibilidade.

As línguas de sinais possuem regras e gramáticas próprias o que permite a comunicação de quaisquer assuntos e ideias. Elas não são linguagens.

No Brasil, temos a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Defendemos que todas as pessoas tenham a oportunidade de aprender esta língua para se comunicar com as pessoas consideradas surdas, respeitando-as em suas necessidades e diferenças.

Aprender esta língua pode ressignificar as relações sociais entre pessoas consideradas surdas e ouvintes, agregar valores qualitativos e quantitativos a essas relações, e estabelecer o diálogo e a interação transcultural sob o olhar da diferença.

Ficha técnica:
Assessoria técnica: Professora Eliane Ramos
Audiovisual: Luiza Naves.

Página do Curso no Sympla

https://www.sympla.com.br/play/curso-cei-basico-de-libras/1839770