domingo, 19 de maio de 2024

Artigos»Destaques»Publicações

Home  »  Artigos » Destaques » Publicações   »   A arte como forma de ampliação da visão de mundo

A arte como forma de ampliação da visão de mundo

Autor: CEI Campinas Data: 25/08/2023

A arte é uma forma de expressão humana que pode ser usada para comunicar emoções, ideias e experiências. Ela pode ser encontrada em diferentes formas, como cinema, pintura, escultura, música, dança, literatura e teatro. A arte pode ser usada para ampliar e refinar nossa visão de mundo de várias maneiras.

Primeiro, a arte pode nos ajudar a entender diferentes culturas e perspectivas. Quando vemos uma obra de arte de uma cultura diferente da nossa, podemos aprender a ver nos detalhes dos contextos coisas novas sobre seus valores, crenças e histórias. Isso pode nos ajudar a ler o mundo de uma nova maneira, a partir do diálogo entre o foco e o contexto e, a partir dessa leitura, podemos contemplar e compreender a diversidade e, por conseguinte, sermos mais tolerantes e compreensivos com outras pessoas.

Segundo, a arte pode nos ajudar a explorar nossos próprios pensamentos e sentimentos. Quando criamos uma obra de arte, podemos expressar nossas emoções e experiências de uma forma que não seria possível com palavras. Isso pode nos ajudar a entender melhor a nós mesmos e a nos conectar com outras pessoas que estão passando por experiências semelhantes.

Terceiro, a arte pode nos ajudar a escapar da realidade por um tempo. Quando vemos uma obra de arte que achamos bonita ou inspiradora, podemos esquecer nossos problemas e nos concentrar no presente. Isso pode ser muito revigorante e pode nos ajudar a encontrar um novo sentido de esperança e motivação.

Por isso, no CEI nós acreditamos que a arte é uma ferramenta poderosa, que pode ser usada também para a transformação da visão de mundo. Ela pode nos ajudar a entender diferentes culturas e perspectivas, explorar nossos próprios pensamentos e sentimentos e escapar das prisões da rotina e fazer novas escolhas. A arte é uma parte essencial da experiência humana e deve ser valorizada e apreciada.

Leonardo Duart Bastos
Psicólogo | Superintendente do CEI Campinas