domingo, 19 de maio de 2024

Artigos»Destaques»Notícias»Publicações

Home  »  Artigos » Destaques » Notícias » Publicações   »   Saúde mental foi alvo das empresas em 2021

Saúde mental foi alvo das empresas em 2021

Autor: CEI Campinas Data: 16/02/2022

A questão da saúde mental dos colaboradores vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas. A alta nos casos de “síndrome de Burnout” já era uma preocupação antes da pandemia e, após todo o impacto gerado pela Covid 19, as atenções se voltaram ainda mais para o tema.

» Veja também – Cursos para empresas: “Saúde mental e qualidade de vida”

Estudo realizado pelo Instituto Ipsos para o Fórum Econômico Mundial mostra que 53% dos entrevistados no Brasil consideram que houve uma piora na saúde mental desde o início da pandemia. A plataforma de telemedicina Docway, que também atende organizações, registrou um crescimento de 200 vezes no número de diagnósticos relacionados a transtornos mentais, passando de 58 casos entre março e agosto de 2020 para 11.779 no mesmo período de 2021.

O problema independe de cargo ou função e atinge colaboradores das mais diversas áreas, incluindo altos executivos. Entre os empreendedores, profissionais liberais ou donos de empresa, os casos de estresse, ansiedade e depressão foi similar ao de profissionais de saúde.

Percebendo que a saúde mental impacta diretamente no nível de felicidade e, consequentemente, no desempenho dos profissionais, as empresas vêm se mobilizando para sanar o problema, investindo em psicoedução e processos terapeuticos.

CEI e a Saúde mental e qualidade de vida

O CEI Campinas desenvolveu o curso de “Saúde mental e qualidade de vida“, que foi desenvolvido especialmente para o ambiente corporativo e suas necessidades.

O curso traz ferramentas para construir uma rotina saudável em seu dia-a-dia, permitindo conhecer os aspectos mais importantes relacionados à saúde mental, as formas de identificar sinais de sofrimento e pedir ajuda.

“Cuidar da saúde mental do trabalhador hoje se tornou algo tão imprescindível como oferecer equipamentos de proteção individual. O colaborador precisa estar bem para se sentir seguro e estar integralmente no ambiente de trabalho”, diz Leonardo Duart Bastos, psicólogo e diretor do CEI Campinas.

É muito importante que as empresas mantenham ações permanentes de cuidado, identificação e tratamento das questões relacionadas à saúde mental dos colaboradores, criando ambiente de segurança psicológica, onde a conversa flua com mais naturalidade e o funcionário não se sinta intimidado em relatar seus problemas.

Fonte: Estadão, Economia & Negócios