domingo, 19 de maio de 2024

Artigos»Destaques»Publicações

Home  »  Artigos » Destaques » Publicações   »   Comunicação Não Violenta para empresas

Comunicação Não Violenta para empresas

Autor: CEI Campinas Data: 21/12/2021

Viemos de uma cultura empresarial onde somos pagos para trabalhar e deixar os sentimentos da porta para fora da empresa. De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review publicada no HR Technologist, 69% dos gestores não se sentem à vontade para se comunicar com suas equipes e acreditam que a falta de comunicação mais honesta afeta sua produtividade dentro da empresa.

A comunicação não violenta é uma abordagem que busca formas empáticas e mais compreensíveis de se expressar e comunicar com o outro. Na teoria, podemos até estranhar, porém na prática conseguimos visualizar novas estratégias de comunicação mais apropriada para empresas, possibilitando a mediação de conflitos e a melhora do ambiente dentro da empresa. Com essa prática, o resultado é de maior produtividade e engajamento entre os funcionários.

Segundo Marshall, existem quatro componentes principais que servem como base para qualquer comunicação, seja na hora de falar ou ao ouvir. O intuito destas técnicas não é reverter características instintivas do ser humano, como o julgamento, mas mudar a maneira como processamos essas informações. Esses quatro componentes são:

1 – Observação

2 – Sentimento

3 – Necessidades

4 – Pedido

Isso significa que a responsabilidade da organização é criar um ambiente seguro no qual o fracasso possa ser aceito e encorajar, em vez de inibir, sentimentos e necessidades reais.

Para incentivar a Comunicação Não Violenta de dinâmicas, desafios, exercícios e exemplos de diálogo, poderá aprender mais sobre os princípios de funcionamento da comunicação não violenta, tornando-a um hábito e melhorando a cooperação e o relacionamento entre as empresas.

Existem estudos que comprovam que a CNV e a empatia corporativa estão diretamente ligadas com o crescimento, a produtividade e a rentabilidade da empresa.

O Ifood, por exemplo, está reduzindo a comunicação violenta e criando novos e criando estratégias para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores.

O CEO da Microsoft,  Satya Nadella, interrompeu o ciclo de hostilidade e briga por poder dentro da empresa. Uma das suas primeiras ações como CEO foi pedir para que todos os funcionários da empresa lessem o renomado livro “Comunicação Não Violenta” de Marshall Rosenberg. Essa atitude criou um novo cenário para a Microsoft. Além da melhoria no ambiente de trabalho para os funcionários, a empresa teve mais de U $250 bilhões em valor de mercado.

O CEI Campinas oferece curso de formação em processos comunicativos com ênfase em Comunicação Não Violenta.O curso oferecido compreende vivências e treinamentos práticos dos processos comunicativos visando melhorar os processos de comunicação tanto no ambiente de trabalho como na vida pessoal.