Viemos de uma cultura empresarial onde somos pagos para trabalhar e deixar os sentimentos da porta para fora da empresa. De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review publicada no HR Technologist, 69% dos gestores não se sentem à vontade para se comunicar com suas equipes e acreditam que a falta de comunicação mais honesta afeta sua produtividade dentro da empresa.
A comunicação não violenta é uma abordagem que busca formas empáticas e mais compreensíveis de se expressar e comunicar com o outro. Na teoria, podemos até estranhar, porém na prática conseguimos visualizar novas estratégias de comunicação mais apropriada para empresas, possibilitando a mediação de conflitos e a melhora do ambiente dentro da empresa. Com essa prática, o resultado é de maior produtividade e engajamento entre os funcionários.
Segundo Marshall, existem quatro componentes principais que servem como base para qualquer comunicação, seja na hora de falar ou ao ouvir. O intuito destas técnicas não é reverter características instintivas do ser humano, como o julgamento, mas mudar a maneira como processamos essas informações. Esses quatro componentes são:
1 – Observação
2 – Sentimento
3 – Necessidades
4 – Pedido
Isso significa que a responsabilidade da organização é criar um ambiente seguro no qual o fracasso possa ser aceito e encorajar, em vez de inibir, sentimentos e necessidades reais.
Para incentivar a Comunicação Não Violenta de dinâmicas, desafios, exercícios e exemplos de diálogo, poderá aprender mais sobre os princípios de funcionamento da comunicação não violenta, tornando-a um hábito e melhorando a cooperação e o relacionamento entre as empresas.
Existem estudos que comprovam que a CNV e a empatia corporativa estão diretamente ligadas com o crescimento, a produtividade e a rentabilidade da empresa.
O Ifood, por exemplo, está reduzindo a comunicação violenta e criando novos e criando estratégias para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, interrompeu o ciclo de hostilidade e briga por poder dentro da empresa. Uma das suas primeiras ações como CEO foi pedir para que todos os funcionários da empresa lessem o renomado livro “Comunicação Não Violenta” de Marshall Rosenberg. Essa atitude criou um novo cenário para a Microsoft. Além da melhoria no ambiente de trabalho para os funcionários, a empresa teve mais de U $250 bilhões em valor de mercado.
O CEI Campinas oferece curso de formação em processos comunicativos com ênfase em Comunicação Não Violenta.O curso oferecido compreende vivências e treinamentos práticos dos processos comunicativos visando melhorar os processos de comunicação tanto no ambiente de trabalho como na vida pessoal.
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Keyla Ferrari, bailarina, pedagoga, professora e escritora