Cursos e Capacitações»Destaques»Notícias»Publicações
O curso é oferecicido através da parceria entre o Grupo de Estudos e Práticas Permanentes em Educação Social (GEPPES) e o CEI
O GEPPES nasce em 2016 a partir do olhar e das experiências de educadores sociais, com o
objetivo de discutir e pesquisar metodologias de atuação nesse campo, oferecendo espaços de trocas de experiências e visando articular práticas contemporâneas em Educação Social.
Atuando, desde 2016 na política do SUAS, através de formações e facilitações de grupo, com técnicos e educadores sociais de diferentes dispositivos da assistência, em Campinas e outras cidades da região, o principal objetivo do GEPPES é promover (form)Ações na área da educação social e divulgar as possibilidades metodológicas de atuação que se baseiam em práticas libertárias, entendendo a Educação Social como um campo amplo de atuação, que abarca uma diversidade de saberes e fazeres.
O grupo é coordenado atualmente por Paulo Silva – Educador Social, Coordenador de Projetos Culturais e Serviços Especializados voltada às famílias, Pedagogo, Especialista em Arte Educação pelo IBFE – Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.
Nossos objetivos:
Projeto em parceria com o CEI, atuará no campo form)ativo voltada a jovens, educadores de forma geral e profissionais interessados na presente temática. As (form)ações oferecidas procuram apresentar conceitos teóricos da área, mas aprofundam-se nas práticas e vivências dos participantes. O projeto contém diversos artigos próprios, guias de referência de atividades práticas e experiências neste segmento.
Os encontros serão presenciais e ocorrerão consequentemente aos Sábados
Horário: das 09h às 12h
Período: de 22 de junho à 17 de agosto de 2024 (totalizando 08 encontros)
Local: Rua Doutor Quirino, 1856 – Centro – CEI Campinas – Sala Fayga
Total de horas: 24 horas form)Ativa.
Haverá certificado para quem cumprir carga horária de 75% de presença.
Número de vagas do presente curso: 25
Módulo: Identidade
Trajetória da Educação Social no Brasil;
Educação, Política e Sociedade;
Inclusão e Diversidades;
Metodologias em Educação Social;
Perspectivas grupais;
Módulo: Saberes
Educação como Prática de Liberdade (Paulo Freire);
Arte Educação e suas Diversas Linguagens;
Papel Mediador do Educador/a;
Educação popular e as relações étnicos raciais;
Educador/a, corpo e território
A metodologia se baseia principalmente em uma perspectiva dialógica, grupal, circular e (com)vivências.
As estratégias metodológicas utilizadas envolvem a exposição dialogada, rodas de conversas e dinâmicas grupais. Durante o processo formativo as metodologias podem ser adequadas, considerando as características do grupo e as intervenções dos participantes, buscando sempre o “fazer com” e não o “fazer para” o outro.
A abordagem adotada para a condução das oficinas se baseia na perspectiva materialista histórica e dialética, bem como no referencial teórico freireano, busca-se desenvolver, em diálogo com os participantes, possibilidades de reconhecimento profissional e olhar crítico para as intervenções em Educação Social e Popular.
A participação será integralmente gratuita, voluntária e livre, destinada a educadores/as e demais profissionais das políticas da assistência social, educação, saúde, cultura, assim como representantes de coletivos sociocomunitários.
Não haverá espaço para estacionamento no CEI, existem locais privados de estacionamento ao redor do local de formação.