Cursos e Capacitações»Destaques»Notícias
A (form)ação “Educação Social em Movimento” diálogos circulares, práxis e vivências foi oferecido através da parceria entre o Grupo de Estudos e Práticas Permanentes em Educação Social (GEPPES) e o CEI. Ao todo foram realizados 9 encontros com diversos temas voltada a educação social e popular entre os dias 21 de setembro à 30 de novembro. A metodologia se baseou principalmente em uma perspectiva dialógica, grupal, circular e (com)vivências.
Durante o processo se acolheram, se juntaram, se (re)conheceram em busca de uma identidade coletiva. A proposta resultou em atividades como painel utilizando a técnica lambe-lambe e a construção de um PODCAST temático com a participação coletiva. A mediação dos encontros foram realizadas por diversos educadores sociais, compartilhando suas práticas e leituras de mundo com o grupo.
O GEPPES nasce em 2016 a partir do olhar e das experiências de educadores sociais, com o objetivo de discutir e pesquisar metodologias de atuação nesse campo, oferecendo espaços de trocas de experiências e visando articular práticas contemporâneas em Educação Social.
Atuando, desde 2016 na política do SUAS, através de formações e facilitações de grupo, com técnicos e educadores sociais de diferentes dispositivos da assistência, em Campinas e outras cidades da região, o principal objetivo do GEPPES é promover (form)Ações na área da educação social e divulgar as possibilidades metodológicas de atuação que se baseiam em práticas libertárias, entendendo a Educação Social como um campo amplo de atuação, que abarca uma diversidade de saberes e fazeres.
O grupo é coordenado atualmente por Paulo Silva – Educador Social, Coordenador de Projetos Culturais e Serviços Especializados voltada às famílias, Pedagogo, Especialista em Arte Educação pelo IBFE – Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.