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Publico alvo: pessoas trabalhadoras da assistência, da saúde, da cultura e das artes interessadas
Encontros nos dias 01 e 15/10 das 9h30 às 11h30
Curso Gratuito
Curso de curta duração de caráter teórico para profissionais, estudantes e demais pessoas interessadas que almejam atuar nos mais diversos campos a partir da cultura e da arte, em diálogo com questões de acessibilidade. Reconhecendo as diversas barreiras sociais que ainda impedem o gozo de plenos direitos pelas pessoas com deficiência, e especificamente, os desafios que englobam a organização política e social das pessoas com deficiência intelectual, entre eles a infantilização, esta formação se volta à experiências junto a este público específico, contudo lançando reflexões abrangentes a respeito da arte, inclusão e direitos culturais a partir de conceitos conhecidos como o Modelo Social de Deficiência e exemplos concretos de projetos e ações em desenvolvimento em instituições especializadas ou nas áreas da arte e da cultura.
Reflexões sobre modelo social de compreensão do conceito de deficiência.
Além da definição atual do que constitui a deficiência, neste primeiro encontro iremos abordar o modelo social de compreensão da mesma, apontando para barreiras sociais que dificultam a participação plena do público com deficiência em diversos campos sociais, incluindo a participação cultural. Serão discutidos textos legais como a Lei Brasileira de Inclusão e o Plano Nacional de Cultura. Por meio de materiais audiovisuais e produções de artistas contemporâneos que discutem o capacitismo iremos buscar caminhos de reflexão coletiva a respeito da experiência da deficiência e as barreiras sociais.
Experiências de acessibilidade atitudinal, comunicacional e de informação
Será abordado o tema desenvolvimento do adulto com deficiência intelectual que ainda é visto socialmente pela perspectiva da infantilização e da incapacidade. Serão apresentadas algumas experiências de projetos de arte e ações educativas que se distanciam dos estigmas historicamente vinculados a deficiência e partilham de paradigmas que reconhecem a arte enquanto um conhecimento que pode ser adquirido e usufruído pelo público diverso em suas atuações. Serão privilegiadas a exposição fotografias e relatos que compartilhem as práticas e projetos, a partir de suas estratégias de acessibilidade nas atitudes, na comunicação e no acesso à informação.
Inscrições no link: https://forms.gle/Txvfe3U7KFfVohu39