Cursos e Capacitações»Destaques»Justiça Restaurativa
O curso será presencial, ministrado às quintas-feiras, a partir do dia 18 de agosto, no horário das 08h30 às 11h30. Serão ao todo 9 encontros.
Rua Doutor Quirino, 1856 – Centro – Campinas/SP
A Justiça Restaurativa (JR) traduz uma visão de como queremos conviver (Howard Zehr). Em sua potência máxima, a Justiça Restaurativa se realiza em três dimensões: relacional, institucional e social. Na dimensão relacional, estão as técnicas, sendo uma delas o Processo Circular, que consiste em “um espaço de diálogo intencional, cuidadosamente estruturado, que ajuda as pessoas a se lembrarem daquilo que elas já sabem, para construir, cuidar dos relacionamentos e tomar decisões em corresponsabilidade” (Kay Pranis).
Proporcionar conhecimento sobre o conceito de Justiça Restaurativa, sua história, princípios, valores e dimensões, assim como sobre suas práticas, com ênfase no processo circular de Kay Pranis.
25 (vagas)
Gratuito
As inscrições devem ser feitas pelo formulário CLIQUE AQUI PARA ACESSAR ou digite no seu navegador https://forms.gle/hW9ZiRk1L3ihtcs27
– Justiça Restaurativa: História, Princípios e Valores
– Dimensões da Justiça Restaurativa
– Base legal da Justiça Restaurativa
– Elementos Estruturais dos Círculos de Construção de Paz
– Fluxo do processo circular
– O papel do facilitador de Processos Circulares
– Planejamento e organização de Processos Circulares
– Estudos de caso e práticas
– Avaliação final e discussões
Carla Pontes Donnamaria
Psicóloga, mestre e doutora em psicologia. Psicóloga judiciária do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Membro do Grupo Gestor de Justiça Restaurativa de Campinas. Formação em JR pela Escola Paulista de Magistratura e em cursos pela Eastern Mennonite University / EUA.
Formada por Kay Pranis para a formação de facilitadores de processos circulares. Instrutora de cursos de capacitação em Justiça Restaurativa e na facilitação de Processos Circulares.
Professora Universitária
« Post Anterior
Mostra Curta CEI Social – Catálogo
Post Seguinte »
Judô no CEI