sábado, 23 de novembro de 2024

Cursos e Capacitações»Justiça Restaurativa

Home  »  Cursos e Capacitações » Justiça Restaurativa   »   Introdução à Justiça Restaurativa e Facilitação em Processos Circulares

Introdução à Justiça Restaurativa e Facilitação em Processos Circulares

Autor: CEI Campinas Data: 27/07/2021

DATA DO EVENTO

O curso será ministrado nos dias 10, 13, 17, 20, 24. 27 e 31 de agosto e 3, 10, 14, 17 e 21 de setembro, das 19h30 às 22h30.

SOBRE O CURSO

A Justiça Restaurativa (JR) traduz uma visão de como queremos conviver (Howard Zehr). Em sua potência máxima, a Justiça Restaurativa se realiza em três dimensões: relacional, institucional e social. Na dimensão relacional, estão as técnicas, sendo uma delas o Processo Circular, que consiste em “um espaço de diálogo intencional, cuidadosamente estruturado, que ajuda as pessoas a se lembrarem daquilo que elas já sabem, para construir, cuidar dos relacionamentos e tomar decisões em corresponsabilidade” (Kay Pranis).

OBJETIVOS

Proporcionar conhecimento sobre o conceito de Justiça Restaurativa, sua história, princípios, valores e dimensões, assim como sobre suas práticas, com ênfase no processo circular de Kay Pranis.

NÚMERO DE VAGAS

18 (dezoito), sendo 9 (nove) vagas para pagantes e 9 (nove) vagas gratuitas* (dessas últimas, 4 estão reservadas para o público interno do CEI)

INVESTIMENTO:

Cem reais (R$ 100,00)

INSCRIÇÕES

Inscreva-se pelo link: https://forms.gle/GeDeZdG448zwELZ88

* Como conseguir as vagas gratuitas?
A fim de garantir a diversidade (racial, sexual e de identidade de gênero), serão aplicados os seguintes critérios para o preenchimento das vagas gratuitas:
– Terão prioridade pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas),
– Terão prioridade as pessoas transgêneras;
– Dentre as pessoas que se encaixarem nesses grupos, valerá a ordem de inscrição

EMENTA

– Justiça Restaurativa: História, Princípios e Valores
– Dimensões da Justiça Restaurativa
– Base legal da Justiça Restaurativa
– Elementos Estruturais dos Círculos de Construção de Paz
– Fluxo do processo circular
– O papel do facilitador de Processos Circulares
– Planejamento e organização de Processos Circulares
– Estudos de caso e práticas
– Avaliação final e discussões

FACILITADORA RESPONSÁVEL

Carla Pontes Donnamaria
Psicóloga, mestre e doutora em psicologia. Psicóloga judiciária do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Membro do Grupo Gestor de Justiça Restaurativa de Campinas. Formação em JR pela Escola Paulista de Magistratura e em cursos pela Eastern Mennonite University / EUA.
Formada por Kay Pranis para a formação de facilitadores de processos circulares. Instrutora de cursos de capacitação em Justiça Restaurativa e na facilitação de Processos Circulares.
Professora Universitária