Preparar, ampliar e desenvolver as potencialidades humanas a partir de formas inovadoras sob as óticas humanista, inclusiva, integral e sustentável objetivando a prática da alteridade e do diálogo.
Os funcionários, voluntários, estagiários e prestadores de serviço do CEI devem pautar seu trabalho nos seguintes princípios:
Respeito à dignidade humana: todos os indivíduos são iguais em direitos e merecem ser tratados com respeito, independentemente de sua situação de deficiência, raça, religião, gênero, orientação sexual, idade ou qualquer outra característica pessoal.
Diversidade: a diversidade é uma riqueza e deve ser valorizada. O CEI Campinas deve promover um ambiente de trabalho inclusivo, onde todos possam se sentir respeitados e acolhidos.
Alteridade: entender que os outros têm suas próprias experiências, perspectivas e culturas, que podem ser diferentes das nossas. Quando reconhecemos e respeitamos a diferença do outro, somos capazes de construir pontes entre pessoas de diferentes culturas e origens. Isso pode ajudar a reduzir o preconceito, a discriminação e a violência.
Igualdade de direitos: todas as pessoas têm os mesmos direitos e deveres, independentemente de sua condição social, econômica ou pessoal. Os trabalhadores e prestadores de serviços do CEI Campinas devem se empenhar para promover a igualdade de direitos de todos.
Respeito ao meio ambiente e comportamento regenerativo: é fato conhecido que devemos preservar o meio ambiente, e para isso devemos reduzir o consumo resíduos que poluem o meio ambiente. Contudo é também sabido que ao longo das últimas décadas o meio ambiente tem sido fortemente atacado já causando prejuízos importante para a qualidade de vida em nosso planeta. Assim, o CEI se propõem em não só preservar, mas também colaborar para diminuir os danos já causados pela humanidade em nosso planeta.
Além dos princípios mencionados acima, os funcionários, voluntários, estagiários e prestadores de serviço do CEI Campinas devem pautar seu trabalho nos seguintes valores:
Comprometimento: devem se comprometer com a missão e os objetivos da organização.
Responsabilidade: devem ser responsáveis por suas ações e decisões e compromissos assumidos em função de seu cargo ou papel.
Ética: devem agir de forma ética e responsável.
Integridade: devem ser honestos e inspirar confiança.
Transparência: devem ser o máximo transparentes em suas ações, preservando somente a privacidade pessoal dos envolvidos.
Respeito aos usuários e colegas: devem manter respeito à dignidade, privacidade e intimidade de seus colegas de trabalho e desde que não seja algo que possa causar dano a instituição ou ao desenvolvimento das atividades, respeitando sempre o fórum adequado para cada situação.
Arte e cultura como forma de transformação social: devem compreender a importância da arte e da cultura em nossa sociedade para a expressão, ressignificação e transformação social através da denúncia das violências estruturais, sensibilização para novos comportamentos e ampliação da visão de mundo para uma abordagem mais inclusiva e dialógica. Ter curiosidade das diversas manifestações artísticas bem como suas ferramentas de produção.
Dialogismo: apostar na potência do diálogo entre os diferentes, a promoção dos encontros entre histórias, visões de mundo e lugares diferentes não como forma de homogeneizar a diversidade, mas sim promover a composição respeitosas das diferenças.