O GEPPES nasce em 2016 a partir do olhar e das experiências de educadores sociais, com o objetivo de discutir e pesquisar metodologias de atuação nesse campo, oferecendo espaços de trocas de experiências e visando articular práticas contemporâneas em Educação Social.
Atuando, desde 2016 na política do SUAS, através de formações e facilitações de grupo, com técnicos e educadores sociais de diferentes dispositivos da assistência, em Campinas e outras cidades da região.
O principal objetivo do GEPPES é promover (form)Ações na área da educação social e divulgar as possibilidades metodológicas de atuação que se baseiam em práticas libertárias, entendendo a Educação Social como um campo amplo de atuação, que abarca uma diversidade de saberes e fazeres.
O grupo é coordenado atualmente por Paulo Silva – Educador Social, Coordenador de Projetos Culturais e Serviços Especializados voltada às famílias, Pedagogo, Especialista em Arte Educação pelo IBFE – Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.
Nossos objetivos
1. Promover (form)ações na área da educação social e divulgar as possibilidades de
atuação que se baseiam em práticas libertárias;
2. Capacitar educadores sociais e pessoas a fim de atuar na área;
3. Apresentar e socializar projetos em Educação Social;
4. Pesquisar e discutir práticas metodológicas no campo da educação social;
5. Favorecer espaços de atuação em Arte Educação.
Módulos: Identidade e Saberes
Projeto em parceria com o CEI, atuará no campo form)ativo voltada a jovens, educadores de
forma geral e profissionais interessados na presente temática.
As (form)ações oferecidas procuram apresentar conceitos teóricos da área mas aprofundam-se nas práticas e vivências dos participantes.
O projeto contém diversos artigos próprios, guias de referência de atividades práticas e experiências neste segmento.
Eixos Temáticos:
I. Módulo: Identidade
● Trajetória da Educação Social no Brasil;
● Educação, Política e Sociedade;
● Inclusão e Diversidades
● Metodologias em Educação Social;
● Perspectivas grupais;
II. Módulo: Saberes
● Educação como Prática de Liberdade (Paulo Freire);
● Arte Educação e suas Diversas Linguagens;
● Papel Mediador do Educador/a
● Educação popular e as relações étnicos raciais
● Educador/a, corpo e território
Metodologia
A metodologia se baseia principalmente em uma perspectiva dialógica, grupal, circular e
(com)vivências.
As estratégias metodológicas utilizadas envolvem a exposição dialogada, rodas de conversas
e dinâmicas grupais. Durante o processo formativo as metodologias podem ser adequadas,
considerando as características do grupo e as intervenções dos participantes, buscando
sempre o “fazer com” e não o “fazer para” o outro.
A abordagem adotada para a condução das oficinas se baseia na perspectiva materialista
histórica e dialética, bem como no referencial teórico freireano, busca-se desenvolver, em
diálogo com os participantes, possibilidades de reconhecimento profissional e olhar crítico para as intervenções em Educação Social.
Observações
A participação será integralmente gratuita, voluntária e livre, destinada a educadores/as das
políticas da assistência social, educação, saúde, cultura, assim como representantes de
coletivos sociocomunitários.
Não haverá espaço para estacionamento no CEI, existem locais privados de estacionamento
ao redor do local de formação.
Local
Rua Doutor Quirino, 1856 – Centro – CEI Campinas
Total de horas: 33 horas (form)ativa.
Informações complementares / Calendário:
A 3ª Turma já está em andamento.
Página do Curso no Sympla