domingo, 9 de março de 2025

Portfólio de Cursos e Formações

Home  »  Portfólio de Cursos e Formações   »   Escuta ativa e dialógica: um curso para profissionais da assistência social

Escuta ativa e dialógica: um curso para profissionais da assistência social

Autor: CEI Campinas Data: 25/02/2025

Presencial

Carga horária: 3 horas

GRATUITO

Vagas limitadas

Introdução à escuta ativa e dialógica

Objetivos:
Apresentar os conceitos de escuta ativa e dialógica, baseados na teoria da enunciação de Mikhail Bakhtin. Discutir a importância da escuta qualificada como metodologia essencial para o protagonismo e a autonomia das pessoas atendidas no SUAS⁴. Refletir sobre as condições e os desafios para a prática da escuta ativa e dialógica nos serviços públicos.

Conteúdos:
– O que é escuta ativa e dialógica? Definições, características e princípios.
– Por que a escuta ativa e dialógica é importante para a política de assistência social? A relação entre cuidado, cidadania e inclusão social.
– Quais são as habilidades necessárias para uma escuta ativa e dialógica? Atenção, empatia, respeito, feedback, reformulação, questionamento, etc.

Metodologia:
Exposição dialogada, leitura e discussão de textos, dinâmicas de grupo, exercícios práticos de escuta ativa e dialógica.

QUERO ME INSCREVER