quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Destaques»Informativos internos»Institucional»Notícias»Outros Documentos»Publicações»Relatórios de atividades

Home  »  Destaques » Informativos internos » Institucional » Notícias » Outros Documentos » Publicações » Relatórios de atividades   »   Perfil Sociofamiliar dos usuários dos Serviços da Proteção Social Especial do CEI Campinas

Perfil Sociofamiliar dos usuários dos Serviços da Proteção Social Especial do CEI Campinas

Autor: CEI Campinas Data: 29/10/2024

O presente documento visa apresentar um diagnóstico detalhado do perfil sociofamiliar das famílias atendidas pelos serviços do Centro de Educacional Integrado – CEI Campinas, na proteção social especial dentro do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Este diagnóstico é crucial, pois fornece informações sistemáticas sobre as demandas enfrentadas por esses serviços, permitindo a elaboração de um planejamento estratégico para as ações do próximo ano. A filosofia de “Conhecer para transformar” e “Construir junto”, tem sido a essência da execução dos serviços prestados pelo SUAS no CEI de Campinas. Este diagnóstico também serve como uma ferramenta de avaliação das nossas ações, estabelecendo parâmetros para a assertividade do nosso trabalho.

Além disso, o diagnóstico traz dados significativos para a compreensão de demandas frequentemente negligenciadas, mas que requerem uma visão integral do indivíduo, enfatizando o direito e a importância do acesso à arte e à cultura. Estes são elementos fundamentais que devem ser considerados seriamente como políticas públicas, visando a construção de uma sociedade que realmente desfrute de seus direitos, com qualidade de vida e de maneira integral. Embora a arte e a cultura sejam direitos constitucionais, muitas vezes são interpretadas como mero entretenimento ou supérfluas. No entanto, contrariamente a essa visão, elas são formas essenciais de expressão que nos definem como seres humanos e enriquecem nossas relações interpessoais.

Este diagnóstico não apenas destaca a importância de reconhecer e integrar a arte e a cultura nas políticas públicas, mas também reforça a necessidade de uma abordagem holística que considere todos os aspectos da vida dos indivíduos atendidos. Ao fazê-lo, podemos assegurar que as ações e intervenções realizadas pelo CEI de Campinas no SUAS sejam não apenas efi cazes, mas também inclusivas e enriquecedoras para todos os envolvidos. É com esse entendimento que nos comprometemos a continuar nosso trabalho, sempre buscando a excelência e a inovação nos serviços que oferecemos, garantindo que cada indivíduo seja visto, ouvido e valorizado em sua totalidade.

Leonardo Duart Bastos