quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Destaques»Eventos»Mostra Curta Social»Mostra Curta Social»Notícias

Home  »  Destaques » Eventos » Mostra Curta Social » Mostra Curta Social » Notícias   »   CEI Campinas divulga vídeos classificados para a 3ª Mostra Curta Social

CEI Campinas divulga vídeos classificados para a 3ª Mostra Curta Social

Autor: CEI Campinas Data: 29/10/2024

Evento acontece nos dias 8 e 9 de novembro com exibição e escolha de vencedores por júri popular

O CEI Campinas Santi Capriotti exibe nos dias 8 e 9 de novembro, em sua sede, no horário das 19h00 e 21h00, os vídeos selecionados para a 3ª Mostra Curta Social, contemplada pela Lei Paulo Gustavo. As dez melhores produções serão escolhidas por júri popular ao final de cada dia do evento e receberão R$ 1.300 cada. De acordo com a produção da mostra, serão premiadas cinco obras por dia, o que torna importante a participação do público nas duas sessões do evento. A mostra conta com audiodescrição e Libras.

Para participar do júri popular, é preciso realizar um cadastro na entrada do evento. Cada jurado poderá escolher até dois vídeos em cada dia da mostra.

Além das produções selecionadas, quatro filmes foram convidados para compor a programação, mas não participam da votação. No dia 8, serão exibidos Me Abraça Forte (2024), de Bella Tozini; e Além das Conversas – Ep. 04 Marcos Oliveira (2024), episódio da série documental roteirizada e dirigida por Maura Âmbar. O idealizador do projeto é o fotógrafo Tomás Cajueiro. Dia 9, é a vez de Balaio (2023), produzido por Gilberto Sobrinho e estudantes do curso de midialogia do Instituto de Artes da Unicamp; e Homens Invisíveis (2022), de Luis Carlos de Alencar.

De acordo com o coordenador do evento e diretor do CEI Campinas, Leonardo Duart Bastos, a 3ª Mostra traz à tona denúncias, reflexões e provocações que são essenciais para o despertar social. E ele acrescenta que cada curta apresentado é um grão de areia na balança da justiça, um passo em direção à equidade. “A terceira mostra não é apenas uma exibição; é uma convocação para a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva”, enfatiza.

Sobre a seleção de 2024, os curadores Gilberto Sobrinho e Maura Âmbar enfatizam que “o público poderá encontrar olhares que atualizam o repertório sobre os territórios que habitamos e imaginam realidades a serem compartilhadas em uma série de propostas contundentes”. Sobrinho e Maura acrescentam que a nossa Região Metropolitana de Campinas se mostra um celeiro de artistas e agentes sociais que, por meio do audiovisual de qualidade, revelam nuances e demandas que não podem e nem devem ficar silenciadas.

“Dialogar com as periferias, entender as necessidades dos novos amores, saber como a sociedade se movimenta, valorizar sua cultura e fazer ouvir a quem querem calar, faz da 3ª Mostra Curta Social uma ferramenta indispensável de nosso tempo e lugar”, garantem os curadores.

O CEI Campinas está localizado na Rua Doutor Quirino, 1.856, no Centro da cidade.

Confira a relação dos vídeos selecionados

Curtas selecionados

Dia 8/11, das 19h00 às 21h00

Fragmentos

Ficção, Livre

Capoeira Para Todes: Aniversário de 3 anos

Documentário, Livre

Fodac

Videoclipe, 12 anos

Ecos da Estante

Ficção, 14 anos

Corrida acesso

Documentário, Livre

Mãe D’água

Videodança, 12 anos

Nuncamais

Ficção, 16 anos

Tudo que Importa

Documentário, Livre

Curtas convidados

Me Abraça Forte (2024)

documentário dirigido e produzido por Bella Tozini

Além das Conversas – Ep. 04 Marcos Oliveira (2024)

Episódio da série documental roteirizada e dirigida por Maura Âmbar. Idealizador: Tomás Cajueiro.

Dia 9/11, das 19h00 às 21h00

Abre o Jogo

Videoclipe, 12 anos

Tudo ao seu tempo

Ficção, 14 anos

Bene, o poeta negro

Documentário, Livre

Só Você

Videoclipe, 12 anos

Entre Campinas e Rios de Sangue

Experimental, 12 anos

Festival Criativa

Documentário, Livre

Princípio

Videoclipe, Livre

Sobre Nós

Documentário, 12 anos

Curtas convidados

Balaio (2023)

Filme guerrilha produzido por Gilberto Alexandre Sobrinho e estudantes do Curso de Midialogia do Instituto de Artes da Unicamp

Homens Invisíveis (2022)

Documentário dirigido por Luis Carlos de Alencar

Serviço

3ª Mostra CEI de Curta Social
Data: 8 e 9 de novembro
Horário: das 19h00 às 21h00
Local: CEI Campinas
Endereço: Rua Doutor Quirino, 1.856, Centro, Campinas