Destaques»Eventos»Mostra Curta Social»Mostra Curta Social»Notícias
Evento acontece nos dias 8 e 9 de novembro com exibição e escolha de vencedores por júri popular
O CEI Campinas Santi Capriotti exibe nos dias 8 e 9 de novembro, em sua sede, no horário das 19h00 e 21h00, os vídeos selecionados para a 3ª Mostra Curta Social, contemplada pela Lei Paulo Gustavo. As dez melhores produções serão escolhidas por júri popular ao final de cada dia do evento e receberão R$ 1.300 cada. De acordo com a produção da mostra, serão premiadas cinco obras por dia, o que torna importante a participação do público nas duas sessões do evento. A mostra conta com audiodescrição e Libras.
Para participar do júri popular, é preciso realizar um cadastro na entrada do evento. Cada jurado poderá escolher até dois vídeos em cada dia da mostra.
Além das produções selecionadas, quatro filmes foram convidados para compor a programação, mas não participam da votação. No dia 8, serão exibidos Me Abraça Forte (2024), de Bella Tozini; e Além das Conversas – Ep. 04 Marcos Oliveira (2024), episódio da série documental roteirizada e dirigida por Maura Âmbar. O idealizador do projeto é o fotógrafo Tomás Cajueiro. Dia 9, é a vez de Balaio (2023), produzido por Gilberto Sobrinho e estudantes do curso de midialogia do Instituto de Artes da Unicamp; e Homens Invisíveis (2022), de Luis Carlos de Alencar.
De acordo com o coordenador do evento e diretor do CEI Campinas, Leonardo Duart Bastos, a 3ª Mostra traz à tona denúncias, reflexões e provocações que são essenciais para o despertar social. E ele acrescenta que cada curta apresentado é um grão de areia na balança da justiça, um passo em direção à equidade. “A terceira mostra não é apenas uma exibição; é uma convocação para a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva”, enfatiza.
Sobre a seleção de 2024, os curadores Gilberto Sobrinho e Maura Âmbar enfatizam que “o público poderá encontrar olhares que atualizam o repertório sobre os territórios que habitamos e imaginam realidades a serem compartilhadas em uma série de propostas contundentes”. Sobrinho e Maura acrescentam que a nossa Região Metropolitana de Campinas se mostra um celeiro de artistas e agentes sociais que, por meio do audiovisual de qualidade, revelam nuances e demandas que não podem e nem devem ficar silenciadas.
“Dialogar com as periferias, entender as necessidades dos novos amores, saber como a sociedade se movimenta, valorizar sua cultura e fazer ouvir a quem querem calar, faz da 3ª Mostra Curta Social uma ferramenta indispensável de nosso tempo e lugar”, garantem os curadores.
O CEI Campinas está localizado na Rua Doutor Quirino, 1.856, no Centro da cidade.
Confira a relação dos vídeos selecionados
Ficção, Livre
Documentário, Livre
Videoclipe, 12 anos
Ficção, 14 anos
Documentário, Livre
Videodança, 12 anos
Ficção, 16 anos
Documentário, Livre
documentário dirigido e produzido por Bella Tozini
Episódio da série documental roteirizada e dirigida por Maura Âmbar. Idealizador: Tomás Cajueiro.
Videoclipe, 12 anos
Ficção, 14 anos
Documentário, Livre
Videoclipe, 12 anos
Experimental, 12 anos
Documentário, Livre
Videoclipe, Livre
Documentário, 12 anos
Filme guerrilha produzido por Gilberto Alexandre Sobrinho e estudantes do Curso de Midialogia do Instituto de Artes da Unicamp
Documentário dirigido por Luis Carlos de Alencar
3ª Mostra CEI de Curta Social
Data: 8 e 9 de novembro
Horário: das 19h00 às 21h00
Local: CEI Campinas
Endereço: Rua Doutor Quirino, 1.856, Centro, Campinas
« Post Anterior
Processo Seletivo: Cuidador Social