Destaques»Eventos»Mostra Curta Social»Notícias»Publicações
Com acessibilidade, a Mostra foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo e recebe apoio da Prefeitura de Campinas
A 3ª Mostra de Curta-Metragem Social do CEI Campinas acontece 18 e 19 de outubro de 2024, no Centro Educacional Integrado Santi Capriotti (CEI), realizador do evento, contemplado pela Lei Paulo Gustavo. O formulário de inscrições e o regulamento estão disponíveis na página do CEI Campinas. A inscrição é gratuita. A mostra selecionará curtas-metragens, videoartes, videodanças e videoclipes de realizadores de audiovisual da Região Metropolitana de Campinas. Serão aceitas produções realizadas a partir de 2022. A produção a ser inscrita deve ter até 25 minutos de duração e definição mínima de 720p. De acordo com o coordenador do evento, Leonardo Duart Bastos, a Mostra valoriza as produções audiovisuais realizadas na região de Campinas que debruçam sobre temáticas raciais, de gênero e sexualidade, da pessoa com deficiência, entre outros marcadores sociopolíticos. A produtora artística Julyana Troya acrescenta que o objetivo da Mostra Curta Social é estimular o desenvolvimento de temas sociais na área criativa do audiovisual, por dar voz a pessoas invisibilizadas na área de audiovisual, assim como acontece na sociedade como um todo. “Essa abordagem é necessária também no audiovisual, até porque ele é um gênero artístico com capacidade de chegar de forma mais abrangente a pessoas que precisam escutar essas vozes invisibilizadas e a vozes que têm o direito de se comunicar. As temáticas propostas na mostra são pertinentes de acordo com o cenário sociopolítico que temos hoje e pela historicidade de exclusão.” Bastos enfatiza que o CEI aposta na arte como forma de denúncia, expressão, inspiração e transformação social. “Para o CEI, a Mostra Curta Social, desde a primeira edição, é uma grande estratégia para dar visibilidade para artistas principalmente da periferia, evidenciando suas produções e trazendo à tona discussões com a potencial que só a arte é capaz de promover.” A 3ª Mostra Curta Social recebe apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal e da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Campinas.
A participação é aberta a qualquer pessoa acima de 18 anos que não tenha mais que duas produções audiovisuais autorais exibidas em festivais ou mostras de cinema presenciais ou on-line, TVs (abertas ou fechadas) ou plataformas de streaming. Esta exigência é importante para estimular artistas iniciantes ou que já produziram mas não chegaram à final de outras mostras. Cada participante — diretor, produtor ou responsável pode inscrever até dois vídeos.
Com curadoria do professor do Instituto de Artes da Unicamp Gilberto Sobrinho, a mostra prevê a seleção de 20 produções, feita pelo docente, por Julyana Troya, professora de audiovisual, e mais uma avaliadora. Os vídeos escolhidos serão exibidos na mostra em 18 e 19 de outubro de 2024. Na exibição, dez projetos de maior destaque, de acordo com a avaliação do júri popular presente no evento, serão premiados com a quantia de R$ 1.300,00. Bastos explica que serão cinco premiações dia 18 e cinco dia 19. Os critérios de julgamento são: potencial de impacto cultural e social; potencial de comunicação; originalidade; e criatividade. A programação e os filmes selecionados serão divulgados no site do Centro Educacional Integrado Santi Capriotti e nas mídias sociais da mostra – @mostracurtasocial, @ceicampinas, @espacomarcodovalle e Facebook: ceicampinas.
Um aspecto importante a ressaltar em todas as edições da mostra – e também no edital da Lei Paulo Gustavo – é a realização de eventos cada vez mais acessíveis, pontuam os coordenadores da atual edição. Julyana acrescenta que a acessibilidade é tratada pela equipe no sentido amplo. “A mostra contempla a acessibilidade atitudinal, a partir do momento em que valoriza a participação de grupos sociais minoritários da produção das obras audiovisuais até a exibição e premiação.”
3ª Mostra Curta Social de Campinas
Inscrições: 19 a 30 de agosto (internet)
Exibição: 18 e 19 de outubro, no Centro Santi Capriotti
Endereço: Rua Doutor Quirino, 1.856, Vila Itapura, Centro, Campinas
Coordenação: Leonardo Duart Bastos
Produção Artística: Julyana Troya
Produção Executiva: Genivaldo de Amorim
Direção de Produção: Fabio Augusto Cerqueira
Curador: Gilberto Alexandre Sobrinho
Assessoria de Imprensa: Maria Alice da Cruz
Design: Ike Banto