quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Outros Documentos

Home  »  Outros Documentos   »   NOTA DE ESCLARECIMENTO – 3ª MOSTRA CURTA SOCIAL

NOTA DE ESCLARECIMENTO – 3ª MOSTRA CURTA SOCIAL

Autor: CEI Campinas Data: 8/08/2024

 

Desde que foram publicadas as primeiras notícias acerca da realização da 3ª Mostra Curta Social, o CEI Campinas vem sendo objeto de uma campanha difamatória protagonizada por uma profissional que prestou serviços nas edições anteriores do evento.

A referida profissional divulgou e compartilhou nas redes sociais um vídeo no qual faz falsas acusações contra o CEI Campinas e o fato deste ser o legítimo idealizador e realizador da Mostra Curta Social.

A profissional atuou como curadora na primeira edição da Mostra e como produtora artística na segunda. Em todas as ocasiões, ela foi devidamente remunerada em valores com os quais concordou, tanto que, aceitou trabalhar no projeto. Esse fato é relevante vez que, em uma das inverdades que relata, afirma não ter recebido pelos serviços prestados.

A contratação de prestadores de serviços e colaboradores para trabalhar na segunda Mostra, financiada pelo FICC, assim como em qualquer projeto do CEI Campinas, segue rigorosa legislação e fiscalização do poder público. Todas as condições são formalizadas em contratos livremente negociados e acordados pelas partes. Isso, por si só, já exclui qualquer possibilidade de conduta lesiva a quem quer que seja.

O CEI Campinas se reserva ao direito de, a cada novo projeto, escolher os profissionais que melhor atendam as necessidades envolvidas. A profissional que injustamente acusa o CEI não foi chamada para participar da terceira edição da Mostra em virtude de uma normal necessidade de renovação da equipe, para agregar novas ideias e proporcionar oportunidades a outros profissionais. Contudo, com o vídeo compartilhado, a profissional faz crer ter algum direito sobre a idealização da Mostra Curta Social, o que é absolutamente inverídico.

A ideia de o CEI Campinas promover uma Mostra de Curtas tem sua semente lançada junto à criação do Espaço Marco do Valle, em 2019, cuja intenção é ser um espaço de promoção da arte em suas mais diversas modalidades. No início de 2022, em virtude de várias produções que vinham sendo feitas pelos educadores sociais e cuidadores sociais do CEI, surgiu a ideia de fazer a 1ª Mostra CEI de Curta Social, ideia esta que está descrita no projeto da Mostra com a seguinte definição: “A finalidade da mostra é dar visibilidade e incentivar a produção de curtas-metragens que tragam as questões sociais, identitárias e/ou inclusão da pessoa com deficiência como tema.”

O CEI Campinas promove inclusão e assistência social da população há mais de 42 anos. São mais de cem funcionários, oferecendo acompanhamento próximo e sistemático a mais de 1.600 pessoas.

O CEI se orgulha do trabalho conjunto de todos os seus colaboradores, comprometidos com o propósito de levar assistência e apoio aqueles que mais precisam.

Todos os documentos e registros que corroboram a defesa do CEI Campinas contra as injustas acusações da aludida profissional estão protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados, mas estão prontos para serem juntados aos autos de uma eventual demanda judicial.

Lamentamos, diante daqueles que nos apoiam, pela impensada e injusta atitude da profissional e reiteramos nosso compromisso com a justiça e a verdade.