Destaques»Eventos»Notícias»Publicações
O Círculo de Diálogo é um grupo aberto do CEI Campinas, conduzido pelo Núcleo de Justiça Restaurativa, que busca integrar comunidade e a instituição, criando e fortalecendo vínculos entre si. Tem o objetivo de trazer temas para uma conversa afetiva e acolhedora, baseada nos princípios da Justiça Restaurativa, onde cada participante pode compartilhar sua experiência e se enriquecer com as histórias de vida daqueles que também se abrem para esta proposta.
Neste último sábado, 17/06, o tema do Círculo foi “Diversidade”, facilitado pelo Cuidador Social do CEI, Jonathan James, integrante do Serviço Complementar de Atendimento à Pessoa em Situação de Deficiência, e Co-facilitado por Rafaela Ribeiro, funcionária do setor de Apoio do CEI Campinas.
O Círculo teve a participação de oito pessoas, usou como cerimônia de abertura a leitura de um texto adaptado ao dialeto Pajubá, linguagem muito usada pela comunidade LGBTQIAPN+ a partir da ditadura militar no Brasil e que tem referências de matriz africana, abrindo o dialogo para a desconstrução de paradigmas de opressão e homofobia em nossa sociedade. Depois de dizer como estavam se sentindo naquela manhã os participantes foram convidados por Jonathan e Rafaela a expressarem que atitudes entendem que demonstram respeito em uma relação humana.
O grupo construiu em seguida alguns combinados para o espaço ser confiável e confortável para todes e depois os facilitadores convidaram a compartilhar histórias onde aprenderam algo importante com alguém que consideram diferentes. Foram compartilhadas histórias emocionantes, afetivas e de muito aprendizado. O diálogo aconteceu utilizando um objeto da palavra, escolhido por uma das participantes dentre alguns que compunham o centro do círculo construído com um tapetinho, um vazinho de árvore da felicidade, um unicórnio, um ursinho, um livreto chamado Guia de Processos Circulares, papeis, canetinhas, um bracelete de arco-íris, uma caneca colorida e uma xuxinha de cabelo rosa.
O check-out do Círculo, ou momento em que se diz como está se sentindo depois de viver o processo do círculo, foi construído com cartões que tinham algumas expressões de sentimentos no dialeto Pajubá, escritas e explicadas. Cada participante escolheu um cartão e manifestou seu sentimento em relação à vivencia, surgindo palavras como: arrasou, foi tudo, lacrou, tombado, tô bege e babado. O Círculo de Diálogo aconetece no CEI todos os sábados, das 9h às 11h, sempre com um tema diferente e é aberto à participação de toda população sem necessidade de inscrição prévia.
#paratodesverem: foto self das pessoas do Círculo de Diálogo sentadas em círculo tirada pelo facilitador Jonathan, homem branco de óculos e bigode ruivo vestindo um moleton rosa, aparecendo seu busto. Do seu lado esquerdo está Rafaela, mulher trans branca, cabelos loiros curtos, na altura do pescoço, usando óculos preto e vestido azul, com mangas bufantes na cor branca, que se parecem com a personagem Elza, do filme da Disney Frozen. Atrás dos facilitadores, sentados em cadeiras aparecem cinco mulheres e um homem: ao lado e um pouco mais atrás de Jonathan está uma mulher branca, cabelos pretos cumpridos usa óculos transparente e boina branca, depois, uma mulher preta, cabelos cacheados com luzes usa blusa preta e casaco marrom, ela está inclinada para o lado esquerdo próximo da outra participante, um mulher preta de pela clara, cabelos cacheados presos, usa blusa, calça e tênis na cor preta. Depois, um mulher branca, cabelos curtos castanhos usa óculos e está com o sorriso aberto, ela aparece somente do pescoço para cima. Ao seu lado está um homem branco, de dreads cumpridos, barba e óculos, usa uma touca azul e casaco verde. E por último, fechando o círculo já próximo de Rafaela, aparece uma mulher negra, cabelos pretos e presos para trás, usa blusa rosa. Ao fundo aparece o canto da sala com uma parede amarela e a outra verde com janela de vidro onde o sol brilha, refletindo nos participantes, especialmente em Jonathan, que tem o cabelo ruivo ofuscado pelo brilho intenso do sol.