Atividades Educaionais e Culturais»Destaques»Eventos»Notícias»Publicações
Dia 31/05, às 13h, no CEI Campinas, acontece evento para lembrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que acontece em 18 de maio. A data marca o início do Movimento da Luta Antimanicomial, que no Brasil aconteceu durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental em Bauru, em 1987. Na Itália o médico psiquiatra Franco Basaglia iniciou o movimento muito antes, sendo que 1978 Itália aprovou a Lei 180 (Lei da Reforma Psiquiátrica), que influenciou o modelo de tratamento e a luta pelo fim das instituições manicomiais ao redor do mundo, inclusive servindo de base para a Reformulação do Sistema Psiquiátrico no Brasil, que até hoje ainda não foi totalmente concluída.
A luta é “por uma sociedade sem manicômios”, reivindica os direitos das pessoas com sofrimento psíquico e propõe que elas sejam acolhidas de forma humanizada, diferentemente das intervenções aplicadas pelos manicômios e hospitais psiquiátricos, que isolam os pacientes e praticam, muitas, vezes, atos de violência, abuso e negligência.
A Luta Antimanicomial reforça a necessidade de formas de atenção dignas e diversificadas para a pessoa com sofrimento mental de maneira a garantir o direito à liberdade e o direito a viver em sociedade, lutando contra o estigma da loucura.
Dia Nacional da Luta Antimanicomial – “Trancar não é tratar”
Teremos visita guiada e exposição de artes
R. Dr. Quirino, 1856 Centro, Campinas – SP
« Post Anterior
Projeto Aprendendo e Convivendo Sem Violência
Post Seguinte »
Mostra de vídeo “Trama Incomum” no CEI Campinas