quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Aprendendo e Convivendo»Notícias»Projetos

Home  »  Aprendendo e Convivendo » Notícias » Projetos   »   Projeto Aprendendo e Convivendo Sem Violência

Projeto Aprendendo e Convivendo Sem Violência

Autor: CEI Campinas Data: 10/05/2023

As crianças vão chegando, uma a uma, no portão do CEI, trazidas pelas mães, pelos pais, pelos responsáveis, pelo motorista do transporte escolar. É cedo, antes das 8h; muitos ainda estão com sono. Alguns chegam amuados e demoram para entrar nas brincadeiras; outros, já muito despertos, estão agitados. Jogando bola ou na fila para o café da manhã, dá para observar a inquietação de todos. Toda atenção é pouca. Quase sempre o conflito começa em tom de brincadeira, com um “sai da frente” ou “cala a boca”, escalona rapidamente para a troca de insultos e pode chegar às vias de fato. E assim começa mais uma manhã no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CEI CAMPINAS.

A problemática da violência, bem como a solução, é social e de todos. Com isso em mente e com o apoio da FEAC, a equipe do SCFV elaborou um projeto de adaptação da tecnologia social1 propondo oficinas de artes e processos circulares para desenvolver junto e colocar em ação os conceitos de Comunicação Não Violenta e Justiça Restaurativa pelas crianças e adolescentes do Serviço, seus núcleos familiares e colegas do ambiente escolar de algumas delas.

O projeto Aprendendo e Convivendo sem Violência surgiu do desejo dessa construção conjunta de um ambiente harmonioso, com crianças e adolescentes convivendo de forma saudável, desenvolvendo a empatia para ressignificar situações de violência, reconhecendo seu lugar no mundo como um ser com direitos e deveres políticos e sociais e protagonista na construção da paz – um impacto pretendido audacioso, porém necessário frente ao fenômeno multifatorial da violência que tem se instalado no miúdo do cotidiano das relações de modo perigosamente naturalizado.

Simples assim: queremos que pare a violência. Como conseguiremos isso? De forma gradual, seguindo um roteiro de percurso, com ações planejadas que nomeiem as violências e proporcionem a descoberta de novas formas de expressão dos sentimentos e o desenvolvimento de estratégias pacificadoras para a solução de conflitos. Esse projeto de 6 meses foi o primeiro pequeno passo de uma longa caminhada.

Registramos as experiências do projeto nesse Caderno de Vivências para você conhecer nossa jornada.

Nesse vídeo você conhece mais sobre o Projeto Aprendendo e Convivendo Sem Violência