quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Destaques»Notícias»Palestras, Lives e Workshops»Publicações»Workshops

Home  »  Destaques » Notícias » Palestras, Lives e Workshops » Publicações » Workshops   »   Oficinas culturais promovidas pelo Grupo de Trabalho Cerimonial e Cultural

Oficinas culturais promovidas pelo Grupo de Trabalho Cerimonial e Cultural

Autor: CEI Campinas Data: 9/11/2022

As oficinas fazem parte dos preparativos para a XII Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes

Nos dias 21, 28 de setembro, 05 e 19 de outubro, o CEI através das crianças e adolescentes do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos participaram das oficinas culturais promovidas pelo Grupo de Trabalho Cerimonial e Cultural visando a construção da XII Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes que irá acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro. 

As atividades aconteceram no espaço da Estação Cultura de Campinas com a participação de diversas Organizações da Sociedade Civil. Linguagens como poesia, dança, fotografia, batuque através de instrumentos ancestrais e seus movimentos de integração e descobertas de potencialidades. 

O objetivo dos encontros na “ESTAÇÃO” foi a preparação cultural para as Pré Conferências das 5 regiões no município. A região leste de Campinas aconteceu no dia 26 de outubro e contou com a metodologia “Sarau Cultural” durante a conferência, momento de protagonismo e acolhimento das diversas potencialidades artísticas e culturais voltada aos saberes das crianças e adolescentes. O CEI acredita que o espaço de conferência é fundamental para revisitar a efetividade das políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes e sua proteção, promoção e controle social. Como princípio, escutar crianças e adolescentes e suas leituras de mundo. Ao todo 16 crianças e adolescentes e 8 profissionais da instituição se fizeram presentes. Como metodologia, nos espalhamos para dialogar pelos cincos eixos temáticos, segue abaixo:

  • Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia;
  • Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19 
  • Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia; 
  • Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; 
  • Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Por fim, foram levantadas diversas propostas para cada eixo temático que irão compor de forma contínua a participação na próxima etapa que será a Conferência Municipal, encontro com todos territórios da cidade de Campinas.