O Grupo de Trabalho de Sustentabilidade iniciou o Plano de Ação no CEI para separação de resíduos (lixo). Esse plano terá ações muito fundamentais para a instituição e o meio ambiente, como um todo.
O CEI já vem misturando bastante os resíduos descartados, não conseguindo aproveitar nada, sobrecarregando os aterros e desperdiçando inclusive fonte de renda para a organização.
A primeira ação do plano será reduzir os resíduos gerados por todos no CEI. Copos descartáveis não serão mais fornecidos para funcionários, o objetivo é que todos tragam suas garrafas de água e canecas para o café. Diminuindo os resíduos, não há necessidade de reciclar. Os descartáveis estarão disponíveis apenas para usuários e visitantes, ficando sob responsabilidade da recepção entregar quando solicitado. Mas também será orientado para os usuários que vão ao CEI regularmente também aderirem a ação e trazerem seus próprios copos e garrafas.
Outra ação do plano será a divisão do lixo na hora do descarte. Em cada andar da instituição, serão disponibilizadas duas latas de lixo com as identificações nas cores marrom, que será o lixo orgânico, e verde, que será o lixo reciclável. Tudo que for orgânico (restos de alimento, cascas, sementes, etc) na Marrom e tudo que for reciclável (papel, metal, vidro e plástico), será descartado na lata verde. O reciclável será separado e vendido em uma coorporativa.
O descarte de resíduos orgânicos ainda está sendo feito na coleta urbana, pois nossa composteira não dá conta da quantidade de resíduos que produzimos aqui. Um novo sistema de compostagem já foi pensado para o CEI, do qual consiga absorver toda a quantidade de resíduos que geramos, e em breve implantaremos este sistema aqui, gerando assim quase que lixo zero no CEI. Apenas os resíduos dos banheiros não serão aproveitados.
Estamos em busca de um CEI mais sustentável, saudável e harmônico com o planeta e a sociedade!
« Post Anterior
Capacitismo: o que é e como evitar
Post Seguinte »
Organizações sociais: o que são e como funcionam