sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Destaques»Notícias»Publicações

Home  »  Destaques » Notícias » Publicações   »   Janeiro Branco – Conscientização sobre saúde mental

Janeiro Branco – Conscientização sobre saúde mental

Autor: CEI Campinas Data: 21/01/2022

O mês de janeiro, desde 2014, é dedicado à conscientização para os cuidados com a saúde mental. O objetivo principal da campanha Janeiro Branco é chamar a atenção da população para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.

Janeiro foi escolhido para ser o mês de conscientização pois existem várias simbologias, culturais e figurativas, no primeiro mês do ano. As pessoas estão mais focadas em repensarem suas vidas, suas emoções e condições de existência. E por considerarem janeiro uma “página em branco”

A campanha de Janeiro Branco também busca politizar a importância sobre as políticas públicas voltadas para a saúde mental na comunidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo país mais deprimido das Américas (5,8%).

A Fiocruz lançou uma série de cartilhas com orientações sobre como enfrentar os desafios da saúde mental e da atenção psicossocial no contexto da pandemia. Em publicações, direcionadas a grupos específicos como trabalhadores de serviços de saúde, administradores, psicólogos hospitalares, crianças, cuidadores de idosos, por exemplo, reações comportamentais mais frequentes, danos psicológicos decorrentes do confinamento e uso de drogas e dicas de informações sobre consumo excessivo. Confira algumas sugestões aqui:

• Reconheça e acolha seus receios e medos, procurando pessoas de confiança para conversar;
• Retome estratégias e ferramentas de cuidado que tenha usado em momentos de crise ou sofrimento e ações que trouxeram sensação de maior estabilidade emocional;
• Invista em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo (meditação, leitura, exercícios de respiração, habilidades manuais);
• Mantenha ativa a rede socioafetiva, estabelecendo contato, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas;
• Busque um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não estiverem sendo suficientes para sua estabilização emocional.

Saiba mais sobre acessando o site da Fiocruz: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/coronavirus/saude-mental-em-tempos-de-coronavirus/