Tudo que aconteceu na nossa instituição essa semana!
15/10/2021
Sustentabilidade: Composteiras
As composteiras são grandes aliadas ao meio ambiente. Trazem excessivos benefícios para a sociedade, como a redução de emissão de poluentes e a reciclagem de lixo produzido. A compostagem nada mais é do que um processo onde o lixo é reciclado e transformado em adubo orgânico.
De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), mais de 50% do lixo produzido pelas casas são orgânicos, mas quando descartados incorretamente, produzem poluentes tóxicos que contaminam o solo e a atmosfera, afetando a nossa qualidade de vida.
Mas você sabe como funciona uma composteira?
A composteira é formada por três (ou mais) caixas empilhadas, onde as duas primeiras caixas servem como depósito para resíduos domésticos e é nessas caixas que ficam as minhocas e microorganismos que transformam os resíduos em adubo orgânico. A última caixa funciona como coletora do chorume, que é conhecido como biofertilizante, ou adubo líquido. Esse chorume é diferente do que os produzidos em lixões, pois não é tóxico e pode ser utilizado como pesticida natural.
Existem muitos resíduos domésticos que podem ser descartados na composteira como: resto de frutas, borra de café, casca de ovo, sementes e sobra de alimentos. Outros materiais como saquinhos de chá, papel, papelão, gravetos e folhas também podem entrar no ciclo da compostagem.
Não é indicado que a composteira fique em locais onde bate muito sol, uma vez que as bactérias e os microorganismos não sobrevivem a temperaturas maiores que 70°C, mas também não é aconselhável lugares muito à sombra, pois o material ficará muito úmido. Nesse caso, é recomendado equilibrar a umidade com materiais secos, como folhas ou serragem.
No CEI, foram adotadas as composteiras para uso dos funcionários da cozinha e manutenção. As folhas recolhidas, restos de alimentos, cascas e todos os outros resíduos liberados para a compostagem serão depositados nas composteiras da instituição.
II Congresso Online Internacional: Saúde Mental e Direitos Humanos das Populações Vulnerabilizadas.
Na sexta-feira (08), o presidente do CEI, Leonardo Duart Bastos participou do II Congresso Online Internacional com o tema de Saúde Mental e Direitos Humanos das Populações Vulnerabilizadas.
A presidente participou da Mesa Redonda juntamente com Paul Baker, para discutirem sobre a Saúde Mental das pessoas em situação de rua. Paul Baker é formado em Sociologia e Serviço Social e é coordenador e um dos fundadores da Intervoice no Reino Unido.
Os dois participantes trouxeram dados e realidades de diferentes locais do mundo, mas com um problema em conjunto: a saúde mental das pessoas mais atingidas pela desigualdade.
Dia das Crianças no CEI Campinas
Em comemoração ao Dia das Crianças, o CEI Campinas realizou uma pequena celebração para os pequenos usuários no dia 14/10 (quinta-feira). O evento contou com brinquedos infláveis, pintura facial, além de brincadeiras, comidas típicas e muita música para alegrar a vida da criançada.
O Dia Das Crianças celebra os direitos da criança e dos adolescentes conscientizando a sociedade, principalmente os pais e responsáveis.
Tudo o que afeta o mundo afeta muito mais as crianças. Por esse motivo, o direito dos pequenos deve ser tratado com prioridade.
Post Seguinte »
Sustentabilidade: Composteiras