A Justiça Restaurativa, também chamada de Cultura Restaurativa, é um modelo de relacionamento interpessoal dentro da sociedade. Um de seus princípios fundamentais preceitua que tudo que acontece dentro de uma sociedade é responsabilidade de todos.
Trazendo esse conceito para o cotidiano, entende-se que todo conflito interpessoal ou social, é fruto de um conjunto de fatores onde todos são corresponsáveis. Nesse contexto, o foco passa a ser a resolução do problema, e construindo estratégias para que este não se repita, ao invés e de aplicar uma sanção ou punição.
A Justiça Restaurativa vai na base do problema e busca suas motivações sociais, culturais, familiares, educacionais e todos os fatores que possam ter levado à situação conflituosa. Sendo assim, busca-se lidar não apenas o conflito em si, mas todo seus motivadores, de maneira que estes deixem de ser geradores de novas situações conflituosas.
O CEI Campinas tem um núcleo de Justiça Restaurativa, fundado em 2019, com reconhecimento estatutário como parte do Centro, e que tem por objetivo propagar a Cultura Restaurativa e formar pessoas aptas a atuarem nesse modelo. Além disso, o CEI Campinas implementa na sua metodologia de trabalho toda filosofia da Cultura Restaurativa.
Venha conhecer o CEI Campinas, estamos há 40 anos, no coração da cidade, atuando para uma sociedade mais justa e inclusiva. Entre em contato pelos fones (19) 3233-6560 | 19-3241-0629