sábado, 23 de novembro de 2024

Cursos e Capacitações»Destaques»Notícias»Publicações

Home  »  Cursos e Capacitações » Destaques » Notícias » Publicações   »   Formação Presencial: “Estratégias de Enfrentamento Ouvir Vozes”, Certificado CEI /CENAT

Formação Presencial: “Estratégias de Enfrentamento Ouvir Vozes”, Certificado CEI /CENAT

Autor: CEI Campinas Data: 26/07/2022

Ouvir vozes é uma das experiências mais comuns de pessoas consideradas com um transtorno psicótico. Pesquisas mostram que muitas pessoas continuam a ouvir vozes mesmo após o uso prolongado de medicamentos.
Como consequência, essas pessoas geralmente vivem vidas de baixa qualidade e alto perigo. Nas últimas duas décadas, ouvidores de vozes de todo o mundo, trabalhando com parceiros que compreenderam suas experiências, se organizaram para reunir ideias e estratégias e então criar respostas mais eficazes a essas dificuldades.
Esta formação foi elaborada para levar essas ideias e estratégias para profissionais da saúde, ouvidores de vozes, familiares e amigos. Busca-se fazer com que o aluno da formação possa entender melhor a experiência de ouvir vozes e quais intervenções podem ser usadas para permitir que o ouvinte assuma o controle de sua experiência.

Público-alvo

Esta formação presencial é voltada para pessoas que trabalham com pessoas em sistemas de saúde, justiça ou em comunidades de apoio, para ouvidores de vozes, membros da família e amigos, que desejam desenvolver seu conhecimento e confiança em relação a abordagem da comunidade de ouvidores de vozes e também formas de implementar essa abordagem em seu local de trabalho.

Objetivos

A formação fornecerá através de várias dinâmicas e discussões de casos:
• Uma introdução à história e importância do Movimento dos Ouvidores de Vozes (vídeo de Marius Romme, Sandra Escher e outras figuras importantes do Movimento)
• Uma nova compreensão a respeito da experiência de ouvir vozes e o impacto que ela tem sobre os ouvintes (incluindo exercícios de simulação).
• Uma nova compreensão a respeito de diferentes estratégias de enfrentamento em relação a essa experiência e sua utilidade em períodos de curto, médio e longo prazo
• Uma introdução a respeito de como usar o perfil das vozes de maneira a explora-las e entende-las junto com a pessoa que as ouve.
• Conhecimentos sobre as ferramentas disponíveis para trabalhar com as vozes da pessoa, e também confiança em usá-las.

Resultados

Como resultado desta formação, os participantes saberão como:
• Compreender como apoiar a pessoa que ouve vozes em contextos sociais e profissionais;
• Desenvolver uma compreensão profunda da experiência de ouvir vozes específica de um indivíduo
• Ser capaz de usar ferramentas comprovadas para ajudar as pessoas a desenvolver estratégias de enfrentamento bem-sucedidas.
Introdução a formação
Esta formação fornecerá todas as informações que você precisa para se sentir confiante em poder começar a dar suporte às pessoas que ouvem vozes ou, se você mesmo for uma delas, para que possa entender melhor sua experiência e decidir o que fazer em relação a ela.
Através de um ambiente de aprendizado interativo, você poderá aprender com os outros participantes deste curso. Você refletirá a respeito do plano de fundo da abordagem a ser ensinada e, também, a respeito do Movimento Internacional dos Ouvidores de Vozes, seus principais valores e formas de trabalho.
A formação ajudará você a entender o que pessoas que ouvem vozes estão vivenciando e o que pode ajudar essas pessoas quando as vozes estão sobrecarregando-as.

Formato da Formação

A formação está dividida em 2 módulos. Cada modulo acontecerá em um sábado, das 9h às 12h e das 13h ás 16h totalizando seis horas e 12 horas total de formação. Os encontros serão presenciais, em formato circular, simulando o formato de grupo de ouvidores de vozes com várias dinâmicas e discussão de casos.
Os participantes receberão uma apostila com conteúdo exclusivo.
Datas:
Modulo I: 17 de setembro
Modulo II: 01 de outubro

Local: Rua Dr. Quirino, 1856, Centro de Campinas.
Conteúdo programático
Modulo I
1 – Introdução à abordagem “ouvindo vozes”
2 – A história e objetivos do Movimento de Ouvidores de Vozes
3 – Pessoas que ouvem vozes
4 – O que fazer com as vozes que causam problemas?
5- Estratégias para envolver a família e amigos.
6 – Ajudando pessoas que ouvem vozes em sua jornada de recuperação
Modulo II
7- Ouvidores de Vozes: Compartilhando saberes no Brasil: os desafios e as oportunidades.
8- Como aplicar a Maastricht Interview
9- Como montar um grupo de ouvidores de Vozes.
10 – Introduzindo a abordagem “ouvindo vozes” em seu local de trabalho
11 – O que podemos levar dos Ouvidores de Vozes para outros espaços de cuidado

Investimento
Valor: R$ 300,00 à vista ou em 6x no cartão.

https://forms.gle/9gyp47ZgotCVkmrV7